Followers

About Me

My photo
New Delhi, Near IGI Airport, India
Sonhe com aquilo que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que quer. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passaram por suas vidas. Clarice Lispector

Friday 7 October 2011

A SÍNDROME DA MUDANÇA DOS FUSOS HORÁRIOS – JETLAG

Gente, hoje desejo dizer a voces o que a mudança de fuso horario causa no nosso corpo. Eu estou sofrendo horrores com isso, embora isso é diferente de pessoa para pessoa, mas até agora nao conheço uma pessoa que nao  tenha  vindo para cá  e que nao tenha sofrido com isso. Nosso organismo está programado para trabalhar durante as 24 horas do dia. Muitos processos corporais são controlados por áreas do nosso cérebro que sofrem a influência dos efeitos do dia e da noite.  Este ciclo de atividade a cada 24 horas se chama ciclo circadiano. A mudança de fuso horário confunde o ciclo circadiano, o que pode provocar alguns problemas físicos, somados ao próprio cansaço que produz uma viagem longa. Bem, vou logo avisando para quem nao sabe, para a India são 30 horas de viajem ( mas eu nao tive nenhum problema durante a viajem, dormi feito um anjo ...kkkkk  ), mas o que aconteceu depois que cheguei é que fez a diferença, por que do Brasil para Nova Delhi na India a diferença de fuso horário é de 8:30 horas, ou seja, eu estou escrevendo agora as 1:45 da tarde  , enquanto que no Brasil são 5:45 da manhã... se eu estivesse no Brasil ainda estaria dormindo...kkkkkk.
O relógio corporal de uma pessoa que sofre de jetlag necessita de tempo, entre uns dias até umas semanas para se adaptar ao novo horário. O tempo de recuperação é individual, porém acredita-se na necessidade ideal de um dia para cada hora de mudança de fuso. Algumas medidas são sugeridas para reduzir as consequências do jetlag:
Mas o que é jetlag???? hmmmmmm.. vou dizer,são os efeitos da mudança de fuso-horário.

Os sintomas do jetlag são:

  • Fadiga, cansaço geral, apatia. Indisposição para a prática desportiva
  • Problemas digestivos: náuseas,vômitos e diarréia
  • Desidratação e perda de apetite
  • Desorientação, confusão no momento de tomar decisões
  • Falta de memória,irritabilidade, dores de cabeça
  • Insônia e padrões de sono irregulares

Minha gente isso é serio, eu nao tive uma semana sem ter sofrido com esses sintomas, minha amiga Anna Sigh Saini casada com o  Deep Saini ( amigos irmãos ), sofreu com isso tambem durante sua estada da India.

Existem algumas formas de minimizarmos os efeitos do jetlag como:

  • Durma bem antes de iniciar a viagem.
  • Alimente-se muitas vezes em pequena quantidade. Coma frutas.Beba bastante água durante o vôo.
  • Evite o uso de bebidas alcoólicas e cafeína durante o vôo. O álcool ajuda a desidratar e afeta de forma negativa os ciclos do sono. Ao invés de induzir o sono, piora os efeitos do jetlag.
  • Dentro do avião, tente dormir de acordo com o horário que vai encontrar no seu destino.Utilize máscaras para olhos e tampões para os ouvidos para não ser perturbado. Utilize almofadas para o pescoço.
Se eu soubesse disso antes nao estaria sofrendo tanto, outra coisa , nao vá comendo tudo que vê na sua frente, a comida indiana é muito forte, e voce vai estar fisicamente em mudança, então os efeitos são constrangedores... nossa, fiquei tão amiga do vaso sanitário aqui, como nunca antes no Brasil...kkkkkkk
Brincadeira a parte, tome alguns cuidados básicos  ao chegar:
  • Procure entrar no horário do país de destino logo na chegada , mesmo que você fique acordado por mais tempo, para melhor se adaptar ao novo fuso
  • Insista em dormir durante o período da noite, mesmo que sinta dificuldade no início. Faça técnicas de relaxamento. Dormir durante o dia pode prolongar o tempo de adaptação ao novo fuso horário.
  • Medicação, se necessária, deve ser prescrita por um médico .
  • Não realize exercícios intensos nos primeiros dias.
Bem se seguir isso direitinho tenho certeza que vai ter uma bela estada na India !!!!




                      As alterações no corpo com a mudança de fuso horário é enorme requer cuidados.

No comments:

Post a Comment