Followers

About Me

My photo
New Delhi, Near IGI Airport, India
Sonhe com aquilo que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que quer. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passaram por suas vidas. Clarice Lispector

Friday 14 October 2011

A India está toda iluminada... DIWALI !!!!

  Onde quer que voce vá hoje aqui, sente um clima diferente, clima de amor e felicidade entre as pessoas, é a chegada do Diwali, luzes estão por toda parte. Mas o que é o Divali, veja  a seguir.

O Diwali é um festival, originalmente hindu, com muita simbologia, difícil de ser explicado, portanto, para facilitar é sintetizado como a Festa das Luzes. Seu significado metafórico é o da iluminação da alma e da mente, de maneira que o mal e a ignorância sejam banidos da vida de cada um.
As casas são esmeradamente limpas, a seguir, recebem muitas luzes e incenso, ficando maravilhosamente iluminadas. São limpas e decoradas para o dia e iluminadas, à noite, com lamparinas de óleo. Familiares e amigos trocam presentes e doces.

                            
                                          Fogos, cores, luzes...
Em toda a Índia há fogos de artifício e muita festa.
O Diwali também conhecido por Deepvwali, é celebrado pelos indianos, que vivem fora do país. É festejado em outras religiões como o Jainismo, o Sikhismo e o Budismo e em outros países, como Nepal. As luzes e as lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal, dentro de cada ser humano.
Esse festival traz a unidade entre as famílias e as pessoas, de modo geral (Pelo menos enquanto dura!). Toda a inimizade é esquecida. As pessoas abraçam-se umas às outras, cheias de amor. Dizem que as vibrações produzidas pelo Diwali, as quais enchem a atmosfera, são poderosas o suficiente, para produzirem mudanças no coração de todo homem e toda mulher, neste mundo.
Nesse dia, os hindus do norte da Índia abrem seus livros de contas e rezam pedindo sucesso e prosperidade, para o ano que está chegando. Todos esperam que a plenitude da iluminação interior seja realizada. E que a suprema luz das luzes ilumine o entendimento de cada um, assim como possa adquirir a saúde espiritual e que prospere tanto no plano material, quanto no espiritual.
O Festival das Luzes de Lakshmi, o Diwali homenageia a Deusa Lakshmi como esposa de Vishnu, o sustentador do universo para os hindus. Marca também o início de um novo ano.

                                
                                                    Deusa Lakshmi
Muitos acreditam que, nesse período, a deusa Lakshmi traz prosperidade ao mundo todo. Nessas noites, as esposas hindus dançam, em particular, para seus maridos. Lanternas de óleo são acesas por toda parte e pratos típicos são servidos. É uma temporada de boa sorte e prosperidade.
Celebrado uma vez ao ano, as pessoas devem usar roupas novas, dividir os doces e estourar rojões e fogos de artifício, comemorando a destruição das forças do mal. O povo comemora com entusiasmo e alegria o poder dos deuses. A Índia fica toda iluminada com luzes que representam o bem vencendo as trevas.
A origem do Diwali é bem remota. Segundo alguns historiadores, esse festival nasceu na Índia antiga, na época das grandes colheitas. Outros acreditam que seja a celebração da união entre Visnhu e Lakshmi. Os inúmeros significados chegam a variar de região por região, de acordo com suas lendas.
Cada dia do Festival de Luzes possui uma celebração, com um significado diferente. Os lares são iluminados com o maior número de luzes, possível, rescendem a insenso, enquanto fogos de artifício iluminam os céus por todos os lados, com o intuito de agradecer e continuar recebendo prosperidade, sabedoria, saúde, paz e riqueza. É um festival de iluminação e de renovação, pois os hindus acreditam que, nessa festa, o poder divino supera a escuridão do mundo terreno.
O Diwali é uma das principais festas do festival hindu, comemorado uma vez por ano. Tem a duração de cinco dias contínuos, onde há troca de doces e presentes, entre as pessoas. Assim se distribui durante os cinco dias:
  • 1º dia - são feitas orações à deusa Lakshmi, para pedir prosperidade no novo ano, que ora se inicia. Esse dia é muito importante para os comerciantes e empresários.
  • 2° dia  – fogos de artifícios existem, mas não em grande quantidade. Pujas (procedimentos de reverência à deidade) são feitas e, através delas, comunica-se espiritualmente o desejo de uma pessoa à deidade, na esperança que o mesmo seja cumprido. De modo que, se uma pessoa não puder ir fisicamente a um templo, ela poderá escolher alguém da sua confiança para o oferecimento do seu Puja.
  • 3º dia - é o principal dia, quando a dona da casa desenha o rangoli (um desenho feito na entrada da casa). Acendem-se velas por todos os cantos da casa, de modo que, lugar algum, fique escuro. A seguir é feito o Puja direcionado à deusa Laksmi (ou Laxmi). Logo a seguir vem a explosão de fogos de artifício nas ruas, acompanhado do alarido das pessoas.
  • 4º dia - é o dia do Gudi Padwa, que simboliza o amor entre a esposa e o marido. Há uma refeição especial, onde presentes são trocados.
  •  5° dia – é tido como o dia do irmão. As irmãs fazem um Puja para a segurança e saúde desse. E ele faz uma marca na testa delas, como símbolo de saúde e felicidade.

                          
                                       A cidade fica cheia de luz...

    Então, já que é tempo de perdão vamos nos perdoar uns aos outros, independente de religião, ou nacionalidade, Deus é Deus em toda parte do mundo.

                                      HAPPY DIWALI A TODOS !!!!

1 comment:

  1. Linda amiga...adorei esta narrativa sua.
    Sinto-me já na India no meio destes fogos iluminando o céu. Saudando o amor e a reconciliação, a prosperidade e a saúde.
    A união dos Deuses.
    E que estas energias nos alcancem aqui no Brasil e no mundo inteiro.
    Adoro você...sempre estarei aqui prestigiando este País e vc.

    ReplyDelete