Followers

About Me

My photo
New Delhi, Near IGI Airport, India
Sonhe com aquilo que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que quer. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passaram por suas vidas. Clarice Lispector

Thursday 27 October 2011

Diwali 2011

E aconteceu, e eu pude ver como é o Diwali aqui na India...  aaaaaahhhhhhhhhh que felicidade, lembro que no ano passado eu enviei scraps de " HAPPY DIWALI ", mas nem de longe imaginava como era, e ontem eu pude ver.
Há um ritual de iluminação nas casas, pessoas compram inumeros fogos de artificio, velas coloridas, Rangoli são feitos e altares erguidos para a Deusa Lakshmi. O comercio vende como no natal aí no Brasil.
Na noite do Diwali é feito uma comida especial, especialdade indiana, e há muitos doces de todos os tipos.
A familia se reune para pedir a deusa properidade e para abençoar os filhos, somente depois que se oferece doce aos deuses é que se come. No terraço das casas voce vê os fogos, e as luzes, tudo muito bonito, o festival de fogos dura a noite inteira por toda parte, o céu ganha uma luz especial.
É já vivi muitas coisas, mas jamais vou esquecer o que tenho vivido na India, realmente inesquecivel e inacreditável. Doce e iluminada India, bem vindos !!!!

                                                               Doces indianos

Lindas luzes na noite do Diwali


                                       Familia indiana preprando o altar para  a deusa Lakshmi

O chefe da familia papaji observa tudo

Oferece-se doces aos deuses  

Familia indiana e eu ( firanghi rsrrsrrrs )  

Todos no terraço, hora dos fogos 



Friday 14 October 2011

A India está toda iluminada... DIWALI !!!!

  Onde quer que voce vá hoje aqui, sente um clima diferente, clima de amor e felicidade entre as pessoas, é a chegada do Diwali, luzes estão por toda parte. Mas o que é o Divali, veja  a seguir.

O Diwali é um festival, originalmente hindu, com muita simbologia, difícil de ser explicado, portanto, para facilitar é sintetizado como a Festa das Luzes. Seu significado metafórico é o da iluminação da alma e da mente, de maneira que o mal e a ignorância sejam banidos da vida de cada um.
As casas são esmeradamente limpas, a seguir, recebem muitas luzes e incenso, ficando maravilhosamente iluminadas. São limpas e decoradas para o dia e iluminadas, à noite, com lamparinas de óleo. Familiares e amigos trocam presentes e doces.

                            
                                          Fogos, cores, luzes...
Em toda a Índia há fogos de artifício e muita festa.
O Diwali também conhecido por Deepvwali, é celebrado pelos indianos, que vivem fora do país. É festejado em outras religiões como o Jainismo, o Sikhismo e o Budismo e em outros países, como Nepal. As luzes e as lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal, dentro de cada ser humano.
Esse festival traz a unidade entre as famílias e as pessoas, de modo geral (Pelo menos enquanto dura!). Toda a inimizade é esquecida. As pessoas abraçam-se umas às outras, cheias de amor. Dizem que as vibrações produzidas pelo Diwali, as quais enchem a atmosfera, são poderosas o suficiente, para produzirem mudanças no coração de todo homem e toda mulher, neste mundo.
Nesse dia, os hindus do norte da Índia abrem seus livros de contas e rezam pedindo sucesso e prosperidade, para o ano que está chegando. Todos esperam que a plenitude da iluminação interior seja realizada. E que a suprema luz das luzes ilumine o entendimento de cada um, assim como possa adquirir a saúde espiritual e que prospere tanto no plano material, quanto no espiritual.
O Festival das Luzes de Lakshmi, o Diwali homenageia a Deusa Lakshmi como esposa de Vishnu, o sustentador do universo para os hindus. Marca também o início de um novo ano.

                                
                                                    Deusa Lakshmi
Muitos acreditam que, nesse período, a deusa Lakshmi traz prosperidade ao mundo todo. Nessas noites, as esposas hindus dançam, em particular, para seus maridos. Lanternas de óleo são acesas por toda parte e pratos típicos são servidos. É uma temporada de boa sorte e prosperidade.
Celebrado uma vez ao ano, as pessoas devem usar roupas novas, dividir os doces e estourar rojões e fogos de artifício, comemorando a destruição das forças do mal. O povo comemora com entusiasmo e alegria o poder dos deuses. A Índia fica toda iluminada com luzes que representam o bem vencendo as trevas.
A origem do Diwali é bem remota. Segundo alguns historiadores, esse festival nasceu na Índia antiga, na época das grandes colheitas. Outros acreditam que seja a celebração da união entre Visnhu e Lakshmi. Os inúmeros significados chegam a variar de região por região, de acordo com suas lendas.
Cada dia do Festival de Luzes possui uma celebração, com um significado diferente. Os lares são iluminados com o maior número de luzes, possível, rescendem a insenso, enquanto fogos de artifício iluminam os céus por todos os lados, com o intuito de agradecer e continuar recebendo prosperidade, sabedoria, saúde, paz e riqueza. É um festival de iluminação e de renovação, pois os hindus acreditam que, nessa festa, o poder divino supera a escuridão do mundo terreno.
O Diwali é uma das principais festas do festival hindu, comemorado uma vez por ano. Tem a duração de cinco dias contínuos, onde há troca de doces e presentes, entre as pessoas. Assim se distribui durante os cinco dias:
  • 1º dia - são feitas orações à deusa Lakshmi, para pedir prosperidade no novo ano, que ora se inicia. Esse dia é muito importante para os comerciantes e empresários.
  • 2° dia  – fogos de artifícios existem, mas não em grande quantidade. Pujas (procedimentos de reverência à deidade) são feitas e, através delas, comunica-se espiritualmente o desejo de uma pessoa à deidade, na esperança que o mesmo seja cumprido. De modo que, se uma pessoa não puder ir fisicamente a um templo, ela poderá escolher alguém da sua confiança para o oferecimento do seu Puja.
  • 3º dia - é o principal dia, quando a dona da casa desenha o rangoli (um desenho feito na entrada da casa). Acendem-se velas por todos os cantos da casa, de modo que, lugar algum, fique escuro. A seguir é feito o Puja direcionado à deusa Laksmi (ou Laxmi). Logo a seguir vem a explosão de fogos de artifício nas ruas, acompanhado do alarido das pessoas.
  • 4º dia - é o dia do Gudi Padwa, que simboliza o amor entre a esposa e o marido. Há uma refeição especial, onde presentes são trocados.
  •  5° dia – é tido como o dia do irmão. As irmãs fazem um Puja para a segurança e saúde desse. E ele faz uma marca na testa delas, como símbolo de saúde e felicidade.

                          
                                       A cidade fica cheia de luz...

    Então, já que é tempo de perdão vamos nos perdoar uns aos outros, independente de religião, ou nacionalidade, Deus é Deus em toda parte do mundo.

                                      HAPPY DIWALI A TODOS !!!!

Saturday 8 October 2011

Crianças indianas....

Ao sair pelas ruas de Delhi tenho observado as grandes diferenças sociais que existe aqui. No Brasil tem favelas, pobreza, miséria, mas aqui é muito mais, talvez por ser a população bem maior que a nossa, muito maior. Mas, o que mais me chamou a atenção foram as crianças, elas são enumeras que moram na rua, são feita de material de trabalho pelos pais, pois através delas conseguem dinheiro para sobreviver, mas enquanto elas vão nascendo a miséria vai crescendo junto.

Mulheres indianas

Elas fazem contorcionismo na rua, tocam tambores, dançam, eu choro todas vez que as vejo, são lindas, olhos verdes, diferente da maioria, sujinhas, pés descalço, e o asfalto é quente, e elas nem sentem mais, acostumaram, pena nao poder tirar foto para mostrar, seus pais nao gostam, ficam sentados embaixo das arvores ( as mães, nao vejo homens , e a maioria está gravida ) esperando as rupias ganhas pelos pequenos.
Voce nota no olhar deles o ar de cansaço, dormem ali mesmo na rua, embaixo do viaduto.

Deu vontade de tirar ele dalí....

Me disseram que o governo da India proibe que os pais explorem o trabalho infantil, mas ninguem chama a policia para isso, e eles vão ficando assim, sem oportunidades de ter uma vida melhor.

Crianças indianas indo para a escola

Detalhe, o ensino na India é bom, as oportunidades é que nao são para todos. Existem faculdades espalhadas por toda parte, indianos são incrivelmente inteligentes, aprendem facil, imagino que houvesse uma estrutura melhor, a India estaria no topo do mundo em educação. São os melhores na informática e por aí vai.
Mas voltando as crianças, e as mães que nao param de dar a luz, é duro ver tantas coisas belas, tantos Deuses e templos de ouro, cheio de riquezas e o povo do lado de fora pedindo comida, mas pensam voces que eles são infelizs, vivem roubando e matando, Não !!!! são raro os casos, eles são conformados, devido a religião enraizada dentro deles, penso que é melhor assim.


Muitas gravidas....


Já vi essa cena aí no Brasil, mas aqui é incrivelmente mais, porque do outro lado tem um belo shopping Center.

Eles nao estão brincando, infelizmente

Amo esse país e oro a  Deus que mude o futuro desses pequenos, é o que posso fazer.

Essas aí, lindinhas indo para a escola


O que comer....

Antes de vir para a India, eu adorava um churrasco, um dia antes de vir, eu e um amigo fomos a uma churrascaria famosa da minha cidade, eu comi tanto mas nem imaginava que seria meu ultimo churrasco.
Ultimo mesmo, porque aqui nao se come carne de vaca, a maioria é vegetariana, e eu que quando começava uma dieta parava pelo caminho, hoje to sumindooooooo... é sumindo, mandando os quilinhos extra pro espaço e sem alternativa. Gente eu já tentei fazer comida semelhante ao que a gente come no Brasil, mas é quase impossivel, sempre falta um ingrediente... e uma coisa interessante, eu nao consigo comer frango aqui sem passar mal... nao sei o que acontece , mas é comer e passar horas vistando o vaso sanitario.... hmmmmm, tambem vou falar sobre isso, na maioria das casas da India  existe vaso sanitario oriental , que  antes nunca vi aí no Brasil, mas vejam na foto abaixo.
                                                     
                           Vaso sanitário oriental, é isso que tem na maioria das casas na India

Então, esquecendo o vaso e voltando a comida, voce vai ao supermercado e fica louca, nada parecido com o nosso, nada, tem alguns lugares que voce encontra uma coisa ou outra mais muito caro. Os legumes e verduras voce até encontra um ou outro semelhante, mas é dificil. Eu estou quase me transformando em pepino, porque indiano come pepino demais. Quando dizem para mim o que voce vai fazer no almoço, quero chorar...kkkkkk. Então, faço meu tradicional arroz com batata, mas nao pense que é como voce faria aí no Brasil nao, é com massala ,chili, ou seja o tempero é indiano.

                                        

                                        Temperos indiano, chili, masala pimenta do reino, cravo

Outro dia fiquei toda feliz, porque descobri que posso fazer macarronada, mas nem se iludam nao é aquela macarronada, é uma basica com pure de tomate, pimentão, cebola , allho etc.
Mas nao posso viver só de macarrão , então eu estou mais que acostumada com legumes e frutas (frutas, bem, as maçãs e goiabas são enormes, mas nao é facil encontrar variedade de frutas ).   
                                        
                                                       Frutas, verduras, tudo muito natural


                                         
                                                           Isso nao me pertence mais..kkkkkkk


                                          
                                                            Verduras e legumes

 Bom pra saúde,tornar-se vegetariana, mas a mudança radical tem me feito sofrer... mas, tudo passa, o tempo cura.... Gente, essas são minhas experiencias, tem pessoas que nao tiveram o mesmo problema que eu, e tem cidades na India que voce come outro tipo de comida e tempero, estou em Nova Delhi . Até a proxima, bjos

Friday 7 October 2011

A SÍNDROME DA MUDANÇA DOS FUSOS HORÁRIOS – JETLAG

Gente, hoje desejo dizer a voces o que a mudança de fuso horario causa no nosso corpo. Eu estou sofrendo horrores com isso, embora isso é diferente de pessoa para pessoa, mas até agora nao conheço uma pessoa que nao  tenha  vindo para cá  e que nao tenha sofrido com isso. Nosso organismo está programado para trabalhar durante as 24 horas do dia. Muitos processos corporais são controlados por áreas do nosso cérebro que sofrem a influência dos efeitos do dia e da noite.  Este ciclo de atividade a cada 24 horas se chama ciclo circadiano. A mudança de fuso horário confunde o ciclo circadiano, o que pode provocar alguns problemas físicos, somados ao próprio cansaço que produz uma viagem longa. Bem, vou logo avisando para quem nao sabe, para a India são 30 horas de viajem ( mas eu nao tive nenhum problema durante a viajem, dormi feito um anjo ...kkkkk  ), mas o que aconteceu depois que cheguei é que fez a diferença, por que do Brasil para Nova Delhi na India a diferença de fuso horário é de 8:30 horas, ou seja, eu estou escrevendo agora as 1:45 da tarde  , enquanto que no Brasil são 5:45 da manhã... se eu estivesse no Brasil ainda estaria dormindo...kkkkkk.
O relógio corporal de uma pessoa que sofre de jetlag necessita de tempo, entre uns dias até umas semanas para se adaptar ao novo horário. O tempo de recuperação é individual, porém acredita-se na necessidade ideal de um dia para cada hora de mudança de fuso. Algumas medidas são sugeridas para reduzir as consequências do jetlag:
Mas o que é jetlag???? hmmmmmm.. vou dizer,são os efeitos da mudança de fuso-horário.

Os sintomas do jetlag são:

  • Fadiga, cansaço geral, apatia. Indisposição para a prática desportiva
  • Problemas digestivos: náuseas,vômitos e diarréia
  • Desidratação e perda de apetite
  • Desorientação, confusão no momento de tomar decisões
  • Falta de memória,irritabilidade, dores de cabeça
  • Insônia e padrões de sono irregulares

Minha gente isso é serio, eu nao tive uma semana sem ter sofrido com esses sintomas, minha amiga Anna Sigh Saini casada com o  Deep Saini ( amigos irmãos ), sofreu com isso tambem durante sua estada da India.

Existem algumas formas de minimizarmos os efeitos do jetlag como:

  • Durma bem antes de iniciar a viagem.
  • Alimente-se muitas vezes em pequena quantidade. Coma frutas.Beba bastante água durante o vôo.
  • Evite o uso de bebidas alcoólicas e cafeína durante o vôo. O álcool ajuda a desidratar e afeta de forma negativa os ciclos do sono. Ao invés de induzir o sono, piora os efeitos do jetlag.
  • Dentro do avião, tente dormir de acordo com o horário que vai encontrar no seu destino.Utilize máscaras para olhos e tampões para os ouvidos para não ser perturbado. Utilize almofadas para o pescoço.
Se eu soubesse disso antes nao estaria sofrendo tanto, outra coisa , nao vá comendo tudo que vê na sua frente, a comida indiana é muito forte, e voce vai estar fisicamente em mudança, então os efeitos são constrangedores... nossa, fiquei tão amiga do vaso sanitário aqui, como nunca antes no Brasil...kkkkkkk
Brincadeira a parte, tome alguns cuidados básicos  ao chegar:
  • Procure entrar no horário do país de destino logo na chegada , mesmo que você fique acordado por mais tempo, para melhor se adaptar ao novo fuso
  • Insista em dormir durante o período da noite, mesmo que sinta dificuldade no início. Faça técnicas de relaxamento. Dormir durante o dia pode prolongar o tempo de adaptação ao novo fuso horário.
  • Medicação, se necessária, deve ser prescrita por um médico .
  • Não realize exercícios intensos nos primeiros dias.
Bem se seguir isso direitinho tenho certeza que vai ter uma bela estada na India !!!!




                      As alterações no corpo com a mudança de fuso horário é enorme requer cuidados.

Tuesday 4 October 2011

Belos lugares....



  • Excursões são populares em cidades de todo o mundo.Excursões organizadas são caros, rígida e precisa de planejamento definido com antecedência. O serviço de ônibus hop-on/hop-off oferece opções de passeios para os turistas que estão dispostos a explorar Delhi com uma programação mais flexíveis. Estes passeios são realizados em ônibus especialmente concebidos que se movem continuamente ao longo de uma rota, permitindo que os turistas para embarcar ou descer em qualquer uma das pick up / drop off pontos. A rota desses ônibus cobre monumentos, museus, galerias, jardins, centros comerciais, hotéis e bazares. Ao todo, o serviço é projetado para fornecer uma experiência completa da cidade para um turista. A seguir estão as principais características da Hop On / Off ônibus Hop-service
    • Ar-condicionado ambiente amigável ônibus de luxo
    • -Freqüência a cada 30 minutos
    • Flexibilidade - os turistas podem entrar e desça em qualquer pick up / drop fora do ponto
    • Entretenimento e conhecimento guias turísticos
    • Rota abrange todos os principais destinos turísticos em Deli
    • Guias de áudio
    • Facilidade de reserva on-line
    • Facilidade de emissão de bilhetes a bordo
    • Cobre mais de 18 locais turísticos
                                                            


                                          
                                                                    Eu no HOHO !!!!!!


HOHO Bus Mapa da rota

Raj GhatFeroz Shah KotlaIndia GatePurana Quila ZooHumayun TombLajpat Mercado NagarLotus TempleRed Fort

Monday 3 October 2011

Festival Dusshera


 Oi, hoje vou falar sobre o festival de Dusshera . Dussehra é uma festa popular comemorado pelos hindus em toda a Índia, embora com nomes diferentes. É também conhecido como Vijayadashmi ('Vijay' significado 'vitória' e décimo dia "sentido Dashmi '), pois acredita-se que foi neste dia que o Senhor Rama matou o demônio-rei, Ravana e resgatou a sua esposa seqüestrada - Sita . Em outras palavras, significa o triunfo do bem sobre o mal. O lendário triunfo é reconstituído para o dia. Em partes do norte da Índia, efígies enorme de Ravana, seu irmão gigante Kumbhkarna Meghnath e filho são colocados em grandes locais abertos. Fogos de artifício e crackers são colocados dentro do efígies. Atores vestidos como Rama, sua esposa Sita e Lakshmana irmão promulgar os momentos finais da batalha, para o chão Ramlila. Após a promulgação do clímax da guerra com Ravana, o personagem jogando Rama atira uma flecha com uma ponta de fogo na efígies de uma distância segura ea multidão explode em alegria, como os crackers pegar fogo. O entusiasmo e os aplausos às vezes até se afogar a explosão ensurdecedora. Merriment segue, como as pessoas se entregam jogos, dança e música que são realizados na feira. Bengalis comemorar Dusshera como parte de seu principal festival - Durga Puja. Este dia marca o fim das celebrações Durga Pooja, nos últimos nove dias sendo referidos coletivamente como "Navratri. Vijayadashmi é dedicado à Deusa Mãe Shakti, que encarnaram na forma da deusa Durga, uma manifestação conjunta de as energias divinas da Santíssima Trindade - Brahma, Vishnu e Mahesh e todos os outros devatas, quando convocado a ela para matar o demônio poderoso conhecido como Mahishasura e libertou o mundo de seu terror. On Vijayadashmi, os ídolos da deusa Durga são imersas em água, após os nove dias de festividades. Diz-se que o povo da terra no estado indiano de Bengala Ocidental adotado Durga como sua filha e, assim, ela visita a casa de seus pais todos os anos, durante os últimos quatro dias de Navratri, juntamente com seus filhos Ganesha e Kartikeya, e filhas Lakshmi e Saraswati. Ela finalmente deixa para o lugar de seu marido em Vijayadashmi. Costumes similares são observadas em Orissa e Assam. No estado norte-oriental de Tripura, feiras enormes são conduzidas e efígies de Ravana, Meghnath e Kumbhkarna são burnts em Ramlila maidans. Nos estados do sul de Tamil Nadu e Kerala, Vijayadashmi tem um significado especial. O dia é considerado auspicioso para começar a educação ou qualquer forma de arte, como dança e música. Puja Saraswati é realizada no dia, quando o início formal da educação de crianças pequenas tem lugar.Ele é chamado de 'Vidya aarambham "(no início de Vidya, ou seja, educação). Em Karnataka (especialmente Mysore) e Andhra Pradesh, Dusshera é comemorado com fanfarra.Procissões enormes pode ser testemunhado em ambos os Estados. Embora Dussehra é comemorado de diferentes maneiras em toda a Índia, o motivo continua o mesmo - para espalhar alegria e comemorar a vitória do bem sobre o mal. Dussehra 2011: 06 de outubro.


                                    Courtesy of blogspot
                                                 Durante o festival, queimam-se bonecos enormes...